PROJETOS

                                PROJETO: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS


ESCOLA: EIF JOAQUIN PIMENTA
PÚBLICO ALVO: 9º ano
DURAÇÃO: 4 semanas
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
PROFESSORA: Rejane Alves

SOBRE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

      A arte de desenhar para contar histórias é usada há milhares de anos Os homens das cavernas mostravam através de desenhos,cenas de suas caçadas e a partir das imagens desenhadas nas rochas era possível fazer uma leitura do ocorrido.
      Podemos entender que a partir de então temos uma forma de comunicação não verbal que dá origem dá origem as narrativas visuais onde palavras são totalmente dispensáveis e sucessivamente a junção do visual e do verbal deu origem as atraentes HQs.
      Embora as narrativas visuais sejam antigas as HQs só se popularizaram a partir do início do século XX, quando foram publicadas as primeiras tirinhas de jornal.
      Elas são acima de qualquer suspeita, textos criativos, dinâmicos e certamente conhecidas dos alunos, portanto excelentes aliadas para o professor que busca meios de incentivar seus alunos a gostar de ler.

OBJETIVO GERAL:

      Montar revistinhas de Histórias em Quadrinhos (HQs) utilizando-se dos recursos lingüísticos, visual e verbal integrados ou ainda apenas visuais numa sequência de fatos que dispensem os códigos verbais,proporcionando reflexões sobre o uso da linguagem e suas funções.

OBJETIVOS ESPECÌFICOS:

 Promover através das HQs a o reconhecimento de linguagem verbal e não verbal, e suas funções lingüísticas.
 Explorar capacidades de interpretação e produção de HQs visando a elaboração de narrativas com divisão de roteiros e sequências numeradas.
 Compor textos seqüenciais utilizando-se dos conceito linguísticos e artísticos dessa modalidade.
 Estimular o gosto pela leitura visto que é um gênero bastante aceito pelos alunos e usa-lo como aliado parta identificar explorar e trabalhar a superação de dificuldades de leitura, escrita,interpretação e produção.

CONTEÚDOS:

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

 Leitura / interpretação /produção.
 Elementos visuais e verbais (os balões, onomatopéias,metáforas visuais ,linhas de movimento).
 Recursos lingüísticos (ortografia, fala das personagens, pontuação das HQs).
 Linguagem verbal e não verbal.

METODOLOGIA:

 Aula expositiva:

            O que são HQs e o que sabemos sobre elas.

            Um pouco de História...
            Personagens e autores mais conhecidos.

 Rodas de leituras de HQs com seus sub Gênero (infantis,de humor, mangás, ficção científica, policiais, históricos,etc)
 Pesquisa extra classe para leitura própria de tirinhas humorísticas.(internet, livros, gibis...)
 Explanação em sala de cartazes e slides com recursos verbais (onomatopéias, pontuação...) e elementos visuais usado nas HQs. (balões, linhas de movimento metáforas visuais.)
 Atividades diversas de leitura e interpretação de Histórias em quadrinhos.
 Elaboração de tirinhas rápidas, individualmente
 Formação de grupos (3 membros) de trabalho para produção de HQs.
 Passo a passo como montar uma HQ, (slides demonstrativos) e exploração de tirinhas ou HQs curtas.
 Planejamento nos grupos, divisão e organização dos trabalhos para construção das HQs (3 historinhas por grupo,sendo uma com linguagem não verbal)
 Produção das HQs(trabalho iniciado em sala,com complementação extra classe)
 Revisão das histórias,textos e imagens, coletivamente no grupo com intervenções da professora.
 Montagem de revistinhas com as HQs produzidas pelo grupo
 Culminância: rodas de leitura das HQs produzidas pelos alunos
 Disponibilização das revistinhas na biblioteca da escola para uso de outros alunos.

RECURSOS:

Revistinhas de HQs diversas / papel ofício / Internet /computador/ data show/ lápis de cores /Xerox /Material de encadernação...

AVALIAÇÃO:

      O objetivo avaliativo aqui não é o de medir capacidades, mas envolve-los ativamente motivando e inspirando o desenvolvimento de competências que envolvem o uso da língua.
      Durante o estudo das HQs é possível diagnosticar dificuldades de aprendizagem dos alunos e encorajá-los a trabalhar para corrigi-las.
      Portanto a avaliação proposta é a exploração de características básicas do gênero HISTÒRIAS EM QUADRINHOS e seu contexto de produção, estrutura textual e aspectos lingüísticos para que ao final os alunos sejam capazes de reconhecer recursos visuais e verbais que evidenciem o desenvolvimento de habilidades leitoras e interpretativas.





                            


                                PROJETO LEITURA E PRODUÇÃO DE CRÔNICAS





                 ESCOLA EIF JOAQUIM PIMENTA
                 PÚBLICO ALVO: 9°ano
                 DURAÇÃO:4 semanas
                 PROFESSORA:Rejane Alves

APRESENTAÇÃO:

     Este projeto é a oportunidade de propiciar a reflexão sobre a leitura, em especial de crônicas, visto que são narrativas curtas com foco em acontecimentos ou situações do dia a dia com uma linguagem leve, coloquial, próxima ao universo dos alunos e por isso uma aliada para apoiar alunos e professores na transformação da leitura em instrumento de conhecimento e participação na sociedade leitora através de atividades de leitura e produção que viabilizem não só a aprendizagem, mas o prazer.

JUSTIFICATIVA:

     A idéia do projeto consiste em trabalhar com leituras e produção de texto tendo como pressuposto básico a crônica. Inserir os alunos no mundo da leitura tem sido uma tarefa desafiadora, sendo assim, buscamos através da crônica colocá-los em contato com a diversidade de opiniões e fatos cotidianos, no intuito de fazê-los compreender o nosso poder de protagonizar nossa própria vivência. É fundamental que os alunos ampliem sua visão de mundo e também de vocabulário aumentando a possibilidade de saberem se posicionar ante os diversos temas na sociedade a que pertencem.
    As crônicas são o método facilitador, que acreditamos irá despertar um gosto pela leitura, já que são retratos da vida cotidiana, que permitem uma reflexão mais leve sobre as situações retratadas ou até mesmo um olhar irônico, divertido. Temos na crônica um método valiosíssimo de incentivá-los a ler vários textos do gênero e consequentemente a escrever sobre a própria vida ou de alguém resgatando valores e propondo a reflexão sobre diversas realidades.

OBJETIVO GERAL:
     Ampliar o universo da leitura e produção dos alunos através de textos que viabilizem um ato prazeroso e divertido de permear o gosto pela leitura, utilizando o gênero crônica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Incentivar a escrita e manuseio de crônicas de diferentes autores com os quais os alunos podem se identificar;
  • Explorar situações pertinentes ao cotidiano dos alunos;
  • Analisar e interpretar textos;
  • Reconhecer idéias básicas contidas nas crônicas
  • Perceber a importância da estética do texto (letra legível, revisão, grafia, acentuação, pontuação...); Intervir para a melhoria e superação do aluno-escritor através da revisão do texto.
  • Estimular gradativamente a autonomia e a escrita criativa.
  • Possibilitar o contato simultâneo de atividades de leitura, interpretação, oralidade e escrita.
METODOLOGIA:
  • Breve estudo sobre o Gênero crônica;
  • Leitura de crônicas para montagem de painéis (com gravuras e reportagens) relacionados ás crônicas lidas;
  • Formar grupos para adaptar o texto de uma crônica para teatro;
  • Encenar peças teatrais a partir das adaptações dos textos lidos pelos grupos;
  • Rodas de leitura de crônicas e relatos dos textos lidos pelos alunos;
  • Analisar características de determinadas crônicas (assunto,época, título, autor, personagens) e confeccionar quadro em cartaz;
  • Adaptar crônicas para outros tipos de textos;
  • Produção de texto (versão inicial);
  • Revisão dos textos produzidos com intervenções, mediante necessidade dos alunos;
  • Produção de vídeos e programas de rádio a partir de crônicas;
  • Apresentação das produções(textos ,vídeos, programas )
  • Apresentação de trabalhos escolhidos pelas turmas em evento coletivo no pavilhão da escola.
RECURSOS:

     Cópias diversas de crônicas; CD-ROM de crônicas; jornais e revistas; pincéis; cartolinas; folhas padrão para produção do texto; cartolinas, gravuras, pincéis; som, tv, câmera, aparelho de DVD, computador...

AVALIAÇÃO:

     Ocorrerá com base na observação e análise do processo de aprendizagem do aluno, dentro da perspectiva de uma avaliação formativa.
     O papel do professor é observar a participação contínua do aluno e seu aproveitamento induzindo-o a ter uma postura de responsabilidade pelo seu processo de aprendizagem.
     Em outras palavras, a avaliação se dará de forma processual e contínua, mediante as atividades desenvolvidas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

PCN's de Língua Portuguesa, Ensino Fundamental.
Revista nova escola, agosto 2009.
Manual do professor do projeto "Ler é bom experimente",professor Laé de Sousa. www.projetosdeleitura.com.br
Programa gestão da aprendizagem escolar gestar –II,Língua Portuguesa-TP3,gêneros e tipos textuais,mec 2008.

FOTOS(durante a realização do projeto)


 

2 comentários:

  1. Professora Rejane adorei... Um belíssimo trabalho e que está sendo divulgado, o que é muito importante; para nos ajudar, quanto professora a aderirmos em nossas salas de aula também... Porque aquilo que dar certo,serve de referência
    para todos...Parabéns amiga.. Marta Petrola

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