PETECA

PETECA-PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO CONTRA O TRABALHO E A EXPLORAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

                                                                 PLANO DE AÇÃO

OBJETIVO GERAL:
Conscientizar a comunidade escolar acerca da problemática do trabalho e exploração da criança e do adolescente
OBJETIVOS ESPECÌFICOS
  • Estimular o respeito às diferentes etapas de desenvolvimento da criança e do adolescente;
  • Conscientizar as famílias sobre os verdadeiros trabalhos que exploram as crianças.
  •  Conhecer as formas de trabalho infantil existentes na comunidade e refletir sobre elas;

AÇÕES
PROCEDIMENTOS
PRAZO
RECURSOS
RESPONSÁVEIS
1. Apresentação do Programa Peteca
Exposição oral com slides e debates
30/05/2011
Manhã e Tarde
Data Show, notebook, TV e DVD e som
Professores
2.
Oficinas em sala de aula
Trabalhos em equipes, apresentações artísticas e produções textuais.

6º Ano: Histórias em Quadrinhos (HQ´s)
7º Ano: Esquete Teatral
8º Ano: Paródia e Esquete Teatral
9º Ano: Fotomontagem e Paródia
30/05/2011 a
13/06/2011
Apostilas, Estatuto da Criança e do adolescente (ECA), xérox, vídeos, data show, computador, impressora, internet, TV e DVD, som, cartolinas, jornais, revistas, pincéis, lápis em geral.





Professores e Núcleo Gestor
3.
Caminhada de conscientização nos bairros Alto Brilhante e Centro
Caminhada organizada em pelotões e panfletagem.
14/06/2011
Faixas, cartazes, carro de som, apitos e instrumentos musicais.
Professores, Núcleo Gestor e Funcionários.
4.
Palestra com assistente social para os alunos, família e comunidade escolar.
Exposição oral e debate com o público-alvo
2ª  Semana de Agosto
A critério do palestrante
Núcleo Gestor e Professores


AVALIAÇÃO DO PROJETO: Socialização Coletiva dos trabalhos e produções realizados pelos alunos.
                   TRABALHO INFANTIL
                     (9°ano A,B, C e D) 
Crianças e adolescentes são seres ainda em formação, apesar disso, tem gente que explora o seu trabalho dizendo estar lhes fazendo o bem.
Criança que trabalha tem seu rendimento escolar prejudicado e como assume muito cedo as responsabilidades de um adulto compromete o seu desenvolvimento e sua infância. Dados do IBGE afirmam que no Brasil o trabalho infantil é mais freqüente no meio rural entre os 5 e os 13 anos , e no meio urbano dos 14 aos 17.
Com o objetivo de conhecer e refletir sobre o assunto em nossa cidade, propus aos meus alunos do 9º ano pesquisar essa realidade registrando fotos e conversando com crianças que exercem atividades  consideradas como trabalho.
As atividades metodológicas, foram aulas de debates e estudo sobre o tema com base no ECA -estatuto da criança e do adolescente-e ações propostas pelo PETECA-Programa de educação contra a exploração do trabalho de crianças e adolescentes- CE  onde os alunos se colocaram através de opiniões próprias, e manifestaram-se com desenhos,pinturas,cartazes, maquetes,poesias, musicas adaptadas além de um trabalho de fotomontagem que demonstra a realidade local.
Todo o trabalho culminou em uma grande caminhada junto aos demais alunos e professores da escola -JOAQUIM PIMENTA- no intuito de conscientizar a sociedade tauaense sobre o problema em questão.














 
 

 
 










                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 Trabalho Trabalho infantil não combina com escola e desenvolvimento...

                                                                                                                                                                       

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