PETECA-PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO CONTRA O TRABALHO E A EXPLORAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
PLANO DE AÇÃO
PLANO DE AÇÃO
TRABALHO INFANTIL
(9°ano A,B, C e D)
Crianças e adolescentes são seres ainda em formação, apesar disso, tem gente que explora o seu trabalho dizendo estar lhes fazendo o bem.
(9°ano A,B, C e D)
Crianças e adolescentes são seres ainda em formação, apesar disso, tem gente que explora o seu trabalho dizendo estar lhes fazendo o bem.
Criança que trabalha tem seu rendimento escolar prejudicado e como assume muito cedo as responsabilidades de um adulto compromete o seu desenvolvimento e sua infância. Dados do IBGE afirmam que no Brasil o trabalho infantil é mais freqüente no meio rural entre os 5 e os 13 anos , e no meio urbano dos 14 aos 17.
Com o objetivo de conhecer e refletir sobre o assunto em nossa cidade, propus aos meus alunos do 9º ano pesquisar essa realidade registrando fotos e conversando com crianças que exercem atividades consideradas como trabalho.
As atividades metodológicas, foram aulas de debates e estudo sobre o tema com base no ECA -estatuto da criança e do adolescente-e ações propostas pelo PETECA-Programa de educação contra a exploração do trabalho de crianças e adolescentes- CE onde os alunos se colocaram através de opiniões próprias, e manifestaram-se com desenhos,pinturas,cartazes, maquetes,poesias, musicas adaptadas além de um trabalho de fotomontagem que demonstra a realidade local.
Todo o trabalho culminou em uma grande caminhada junto aos demais alunos e professores da escola -JOAQUIM PIMENTA- no intuito de conscientizar a sociedade tauaense sobre o problema em questão.
Trabalho Trabalho infantil não combina com escola e desenvolvimento...
Foi muito bom este trabalho... Ficou na lembrança...
ResponderExcluirQ massa
ResponderExcluirleonam 9º B